Compare Produtos, Lojas e Preços

domingo, 29 de novembro de 2009

PROGRAMAS DE APOIO AO ATLETISMO

O Governo do Estado de São Paulo lançou um programa de incentivo aos polos de atletismo. Ótimo! Mas só que o critério utilizado para direcionar a sua ajuda é o do ranking da Federação Paulista de Atletismo. O que não é, na minha modesta opinião, o ideal. A instituição, para constar no ranking , precisa ser federada, o que não é tão simples e barato. Paralelamente, o governador sancionou uma lei de auxílio ao estudante atleta. Cujo critério para direcionamento do incentivo é o da performance nas competições estudantis promovidas pelo próprio governo estadual.
Ora, se a Caixa Econômica Federal também tem um programa de incentivo às instituições que disseminam o atletismo, cujo critério para o direcionamento da ajuda também é o do ranking da Federação, nada mais coerente do que o Governo do Estado direcionar a sua ajuda para as escolas. Transformá-las em verdadeiros polos, em matrizes do atletismo brasileiro. Bastaria substituir o ranking da Federação por um ranking das competições estudantis promovidas pelo próprio Estado.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

FRASES COERENTES

Duas frases pronunciadas por dois futebolistas famosos marcaram muito a minha vida. Uma, pronunciada durante uma comemoração pelo nosso eterno Pelé. Confesso que não lembro se foi quando converteu o seu milésimo gol, ou se foi ao final da partida contra a Itália, na Copa de 1970, no México. Mas a frase eu lembro muito bem: "Temos de cuidar mais das nossas crianças". A outra foi do Gerson, o "Canhotinha de Ouro", durante um comercial de um determinado produto. A frase: "Gosto de levar vantagem em tudo, cerrrrto!".
Ambos estavam certos nos seus pronunciamentos. Tão certos que as consequências são cada vez mais evidentes. A violência disseminada entre as camadas cada vez mais jovens da sociedade é um reflexo da inércia das instituições responsáveis pelas nossas crianças. Dentre elas, a família. Por outro lado, levar vantagem em tudo tornou-se comum. Tão comum que ser honesto passou a ser brega. A prova foi um programa de TV fazer chacota de um cidadão humilde que devolveu o dinheiro que recebeu a mais em um caixa eletrônico. O repórter fazia questão de realçar as entrevistas daqueles que afirmavam que não devolveriam. E pior, o âncora do programa também afirmou que não devolveria.
Aqui em Santos terminou o Campeonato Santista de Pedestrianismo. Tornou-se comum as pessoas se inscreverem e pedirem para outras correrem em seus lugares. Com isso têm acesso aos pódios, às premiações e a pontuação no campeonato. E o fazem descaradamente, certamente com o apoio de toda a equipe. Acabam frustrando aqueles que treinam todos os dias, com chuva ou com sol.