Compare Produtos, Lojas e Preços

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

RUAS ARBORIZADAS

Antes de ser considerada a rua mais arborizada de Santos, a Liberdade já havia sido escolhida para as minhas corridas diárias. Foi algo instintivo, pura atração. Aliás, quem corre ou caminha conhece muito bem esse fenômeno. Consegue diferenciar a sombra de uma marquise da sombra fresca de uma árvore. E a Liberdade propicia essa sensação de frescor. Contrastando com a árida Oswaldo Cruz, onde ela inicia, existem trechos que se transformam em verdadeiros túneis verdes. E o contraste com uma das principais e mais tradicionais ruas de Santos é latente. Localizada em um dos bairros mais nobres da cidade, a Oswaldo Cruz tem somente noventa árvores em mais de dois quilômetros de extensão. Sessenta localizadas no lado ímpar da rua(aproximadamente quarenta metros separando uma da outra). E trinta localizadas no lado par(passando para oitenta metros a distância entre uma e outra). Isso se considerarmos o critério da proporcionalidade. O que não é a realidade. Existem longos trechos praticamente desérticos. Um exemplo é a quantidade de árvores existente entre a Av. Epitácio Pessoa e a Rua Lobo Viana. Em ambos os lados da Oswaldo Cruz, somente dez.
Querendo contribuir para alterar esse quadro, convenci a síndica e os moradores do edifício Betânia a plantar uma árvore em frente ao prédio(a única existente no lado par das três quadras que separam a Av. Afonso Pena da R. Dr. Estácio Corrêa). Adquiridas a muda e a terra, produtos cada vez mais raros e caros, pusemos mãos à obra. Durante o trabalho, fui abordado por um furioso morador do prédio vizinho. Aos brados, vociferou que o local seria transformado em um ponto de encontro de desocupados, em um depósito de lixo, etc...etc... Infelizmente, esse ainda é um comportamento muito comum. E por isso o munícipe não deve decidir sobre o assunto. Pelo menos enquanto não houver sensibilização suficiente.

2 comentários:

Amigos da Rua Gonçalo disse...

Ruas arborizadas, além de belas, amenizam o calor e fazem um excelente isolamento acústico nas cidades cada vez mais barulhentas.

Conheça a Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre:
http://goncalodecarvalho.blogspot.com/

Ibrahim Tauil disse...

Observada de cima, a Rua Gonçalo de Carvalho mais parece um "rio verde" rasgando o emaranhado de concreto. Continuando a observar, mentalizo com todas as forças para que esse "rio" transborde e inunde toda a Porto Alegre.