Compare Produtos, Lojas e Preços

domingo, 9 de março de 2008

ATLETISMO NA ZONA NOROESTE DE SANTOS

Já comentei várias vezes sobre a importância da prática do Atletismo. É a modalidade mais fácil de ser praticada, os movimentos são todos naturais, e a menos excludente, todos têm vez: o veloz, o resistente, o gordinho(nos lançamentos e arremessos) e os mais altos(nos saltos). Com todas essas vantagens, acaba sendo a mais indicada para o combate à obesidade infantil. Principalmente nas escolas. Problema que vem crescendo a cada dia.
Pois bem, o Atletismo em Santos continua num marasmo preocupante. Teve uma participaçãp pífia nos últimos Jogos Abertos. E com todas as vantagens citadas, não existe nenhum programa escolar municipal ou estadual. A prova está na ausência absoluta das escolas nos Jogos Escolares. Tanto nos Jogos organizados pela SEMES, quanto nos Jogos organizados pela Delegacia de Esportes do Estado.
E agora, um outro agravante. A única pista com as dimensões oficiais existente em Santos não será mais utilizada. Pelo menos como Escola de Atletismo para a comunidade. O SESI não renovou a parceria com a SEMES. Justamente numa região que tem revelado tantos talentos. Para se ter uma idéia, dois deles sagraram-se Vice-Campeões mundiais: Elias Fonseca(barreiras) e Sanderlei Parrela(meio-fundo). Outros atletas com resultados importantes também foram revelados. Cosme(velocista), Cristiane(pentatlo), Carlos Alberto(meio-fundo), Fagner(decatlo), Maria(lançamento), Luiz Cláudio(barreiras), Márcia Palinkas(velocista) e Paulo Feitosa(fundo), foram alguns deles. Mais recentemente, Pedrinho(velocista) e Tamires(meio-fundo), ambos com onze anos de idade, sagraram-se campeões do Pró-Atletismo realizado no município de Praia Grande.
Para todos eles, exceto um ou outro, o cenário onde tudo começou foi no SESI. E tendo à frente o Prof. Daniel.

4 comentários:

Unknown disse...

Pois e' Ibrahim, eu nao gostaria de comecar meu comentario com as palavras "no meu tempo..." porque eu nao sou tao velho assim mas a verdade e' que no meu ver o esporte em Santos parece estar em decadencia. Eu lembro do tempo que eu treinava no Brasil F.C. com o prof. Orlando e mesmo com os problemas que tinhamos, a nossa equipe tinha varios atletas e todos vinham de capeonatos populares como JOCOBAS, Operaco Juventude e outros mais.
Estavamos sempre presente nos Jogos Abertos e Regionas e eramos muito orgulhos de usar a camisa da cidade.
Aqui nos EUA os alunos da quinta serie em diante praticam esportes competitivos de acordo com a epoca do ano dentro da Educacao fisica.
Assim eles estarao preparados para o Esporte Universitario ou profissional.
E' logico que nao podemos comparar a qualidade de praca de esportes mas a simplicidade que as coisas sao feitas aqui e' que me impressiona.
Eu fico muito triste em saber que o esporte base esta perdendo uma pista em Santos. O que vamos fazer agora? Treinar na Praia Grande?????
Um abraco
Elias Rocha Fonseca

Ibrahim Tauil disse...

Elias
Obrigado pela sua participação. É motivo de honra para mim. Eu lembro bem daquela época. Não existiam os recursos que existem hoje, mas as coisas aconteciam. O problema é que os recursos atuais são mal direcionados. Tanto os recursos financeiros, quanto os recursos humanos. Você comentou que nos EUA os alunos da quinta série já começam em alguma modalidade esportiva. Aqui a matriz era clubística. Era lá que se forjavam os atletas. Hoje ela não existe mais. E nas escolas nada se faz. Em contrapartida, vamos realizar mais uma vez os Jogos Abertos em Santos. É uma incoerência. Mas o que não é?
Um forte abraço, meu amigo...

Valdemar disse...

que pertencem a nossa regiãoPois é Ibrahim, e fico mais triste ainda de saber que só se lembram da velha "ZN" na época de eleições, onde o candidato vai até a favela, pega uma criança no colo para fazer uma média, depois corre para lavar suas mãos com álcool, até mesmo os políticos eleitos da nossa região não trabalham por ela, limitam-se a fazer conchavos políticos e empregar seus parentes em próprio municipais como bem sabemos disso;

Te parabenizo pelas sábias palavras, um grande abraço;

Ibrahim Tauil disse...

Valdemar
Você e o Elias(que se encontra em San Diego/EUA)são referências daquela região. E referências de valor esportivo, ético e moral. Hoje(16/5) às 17h vai acontecer uma Audiência Pública na UNISANTA para discutir o Atletismo. Anfiteatro 01 Bloco "D". E um dos fatores que motivou a Audiência foi o texto em questão. Para o Elias não vai dar, mas você, se der, compareça.
Obrigado, meu amigo...