Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 21 de abril de 2009

O CAOS É A SOLUÇÃO

Tudo gira em torno da indústria automotiva. Um exemplo é a nossa cidade. Em Santos os bondes foram extintos em função dos ônibus. A verdade é que o bonde era o transporte mais barato, não poluente, pontual, saudável e o mais rápido que existia. Não enfrentava congestionamentos. Lembro do meu pai acertando as horas na passagem do Bonde 1. E o que nós temos hoje ? Temos um transporte caro, vagaroso, insalubre, poluente, estressante e frequentemente lotado. Isso porque os ônibus disputam o mesmo espaço com os automóveis. Outra prioridade nacional e mundial.
Vamos analisar friamente esse monstrengo de quase uma tonelada, muitos automóveis pesam muito mais, que são utilizados para transportar uma pessoa de 65 kg, em média. É certo que essa média de peso por pessoa tem aumentado muito ultimamente. Justamente por não utilizarmos mais as pernas, o meio de locomoção natural e cada vez mais desprezado. E o resultado é uma sociedade obesa, estressada e com todos os problemas de saúde consequentes. Principalmente os problemas cardíacos e respiratórios.
Eu costumo dizer que a omissão e a conivência dos governos faz gerar o caos. E é ele, o caos, que acaba indicando o rumo. Boa parte dos trilhões de dólares e euros, destinados a conter e a reverter o processo de recessão, será destinada às pesquisas de novas fontes de energias alternativas. Isso quer dizer que estamos chegando ao fim de uma era. A era dos combustíveis fósseis. E, junto com ela, o fim dos carrões. Diante de um quadro assim, já estou achando que descobrimos tarde demais todas essas jazidas de petróleo.

Nenhum comentário: