Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ÁGUA

Não faz muito tempo, o então primeiro-ministro inglês, Tony Blair, veio a público pedir para que os cidadãos ingleses economizassem água. Fez até uma sugestão que soou estranha aos menos acostumados aos rigores da economia. Sugeriu que as pessoas não acionassem a descarga após um simples xixi.
Estamos vivenciando mais uma temporada, época em que os chuveiros das praias de Santos são utilizados intensamente. E todo ano é a mesma coisa. Chuveiros quebrados com a água jorrando horas a fio, barraqueiros enchendo barris imensos, crianças acionando os chuveiros a todo instante para brincar, pessoas lavando pranchas, roupas, bicicletas e até motocicletas, etc.
Era um sábado, três crianças brincavam com a água dos chuveiros instalados em frente à feira de artesanato na Praia do Boqueirão. Fiquei ali observando durante uns quinze minutos. A seguir, dirigi-me às mães das crianças abordando o assunto com educação. A resposta veio direta e questionadora: Qual é o problema? O que o senhor tem a ver com isso? Diante da reação, procurei um guardião e relatei o caso.
Estamos falando do bem mais precioso do universo, a água. A questão é definir até que ponto é justo utilizar agora recursos que podem comprometer as futuras gerações.

2 comentários:

Unknown disse...

QUE BOM SERIA SE TODOS PENSASSEM DA MESMA FORMA, ESQUECEM QUE O PLANETA SUSTENTARÁ SUAS GERAÇÕES CONSANGUÍNEAS...BJS

Ibrahim Tauil disse...

Daniela, o Butão, um pequeno país entre a China e a África, ao invés do PIB(Produto Interno Bruto), considera a FIB(Felicidade Interna Bruta). Para isso mantém quase a metade do seu território natural. Eles acreditam que todos os seres vivos se relacionam. E que após a morte, cada um deles retornará com uma outra forma. A ave na forma de humano, o humano na forma de ave, e por ai vai...Por isso também cuidam e preservam todos os seres vivos. Uma pequena comunidade não aceitou a energia elétrica convencional porque os fios poderiam atrapalhar o voo de uma espécie de garça daquela região. Resistiram sem eergia por um bom tempo até a chegada da energia solar. Bjs