Compare Produtos, Lojas e Preços

segunda-feira, 28 de junho de 2010

FUTEBOL MONÓTONO

Estou escrevendo este texto antes do jogo da Seleção Brasileira com o Chile.
Gripado, nariz congestionado, tal qual as defesas dos nossos adversários na África, estou sem dormir há alguns dias. Pelo menos, sem dormir um bom sono. Pra dizer a verdade, dei uma boa cochilada no jogo contra Portugal. O que eu quero dizer com isso é que os jogos da nossa Seleção têm dado tédio. Jogadores sem criatividade, com exceção do Robinho, os jogos têm sido monótonos. O que já era esperado quando o Dunga anunciou a convocação.
Eu não sei se o brasileiro está mal acostumado, mas a verdade é que ele gosta de espetáculo. E é possivel mesclar uma equipe cuidadosa, pragmática, com uma equipe arrojada, habilidosa. Até porque para furar as retrancas desta Copa, só através da habilidade. Imaginem se todas as equipes entrarem em campo para se defender. Com exceção de uma ou outra, de uma certa forma é o que está acontecendo.
Isso quer dizer que a seleção que se aproximar mais do equilíbrio terá mais chances de ser campeã. E também de ser lembrada e reverenciada no futuro, como foi a seleção da Copa de 1970, no México.

domingo, 20 de junho de 2010

VILÃO AMBIENTAL: ÁRVORE OU AUTOMÓVEL?

A Cetesb anunciou a instalação de uma estação para controlar a qualidade do ar, em tempo real, em Santos. Segundo aquela empresa, a decisão de um monitoramento mais rigoroso em nosso município deve-se à proximidade com Cubatão, cidade com uma alta concentração de ozônio. Na classificação do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA, Cubatão é considerada como “área saturada sério”, o nível mais alto.

É bom esclarecer que o ozônio na estratosfera protege a Terra da radiação ultravioleta do Sol. Mas, quando inalado, pode causar câncer e outras doenças pulmonares. Sendo que um dos fenômenos que propiciam o seu surgimento é o contato do óxido de nitrogênio, expelido pelos canos de escapamento dos carros, com o terpeno, substância produzida pelos vegetais. É certo que alguns vegetais produzem menos terpeno, outros mais, bem mais. De acordo com os cálculos de um grupo de cientistas americano, a palmeira é a campeã. Produz cerca de 201,8 microgramas de terpeno por hora, contra 3,2 microgramas da bordô, por exemplo. O detalhe é que o terpeno por si só é benéfico, não causa nenhum mal. A prova é a ausência de ozônio nas florestas.

Mas o triste disso tudo é ver algumas revistas sérias taxarem as árvores como as grandes vilãs. Uma delas, em manchete de capa, diz que árvores aquecem o Planeta. Já o nosso presidente, em recente entrevista, afirmou que prefere os carros a álcool e à gasolina, estes sim os grandes vilões, aos carros elétricos. Por outro lado, virou moda o plantio de palmeiras nos municípios. E Santos não foge à regra.

Portanto, se não é possível diminuir a quantidade de carros ou substitui-los por carros elétricos, poderíamos escolher melhor as árvores que plantamos nas área urbanas.

domingo, 13 de junho de 2010

O TÉCNICO E ALGUNS JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA PISARAM NA BOLA

Já estamos vivenciando a Copa do Mundo de Futebol, na África. À época da convocação da seleção brasileira, hesitei em fazer qualquer comentário. Talvez para não dar a impressão de ser do "contra". Mas não resisti. Na véspera da estréia da nossa seleção, resolvi manifestar a minha opinião.
Aqui mesmo neste blog, já comentei sobre o alcoolismo. Verdadeiro flagelo mundial. Poucas são as famílias que não têm um parente, próximo ou afastado, vítima do álcool. Eu mesmo já tive o meu avô, o meu pai e agora estou tendo o meu irmão. Sofrem as vítimas com a dependência alcoólica, sofrem as famílias e o Estado com os prejuízos emocionais, financeiros e sociais.
A força e a influência do futebol na sociedade já é muito forte. Em época de Copa do Mundo, muito mais. Principalmente entre crianças e jovens. Basta ver a febre dos álbuns de figurinhas da Copa. Um comportamento que é fomentado pela intensa cobertura da mídia. Paralelamente, e na mesma intensidade, aumenta o sentimento de idolatria em relação ao técnico e jogadores. Todos os seus atos têm muita influência entre aquelas camadas da sociedade.
É MUIIIITO TRISTE ASSISTIR O TÉCNICO DUNGA E OS SEUS COMANDADOS FAZER PROPAGANDA DE CERVEJA. Principalmente porque sabemos que todo o processo de dependência começa com a cerveja. Inclusive das drogas ilícitas. Todos pisaram feio na bola, o técnico principalmente.
Outro fator que depôs contra ele foi o discurso manjado da "Pátria de chuteiras". Exaltou o patriotismo na convocação dos seus comandados. Mas este já é um outro assunto...