Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PLANETA INSUFICIENTE

Após os resultados de uma eleição, é comum a primeira manifestação ser da área econômica. E durante a campanha não é diferente, o assunto mais discutido é economia. Crescimento econômico pra cá, crescimento econômico pra lá e por aí vai. Que bom seria se a primeira manifestação fosse da área ambiental! Mas não é. Infelizmente, crescimento econômico e preservação ambiental não combinam. Pior, são antagônicos. Como é o lucro que interessa, a natureza que se dane.
Nos organogramas governamentais, pelo menos no papel, todos os ministérios ou secretarias tem o mesmo peso. Na prática é diferente. Algumas pastas são consideradas e tratadas como moedas de troca política. Umas pela irrelevância, outras até pela relevância . É o caso da pasta ambiental que trata da preservação da vida. Mas que atrapalha o interesse financeiro das minorias que decidem.
A ordem é produzir, produzir e produzir. E consumir, consumir e consumir. E pior, muita quinquilharia. Não é difícil calcular o que aconteceria se todos, ou melhor, se a metade dos países passasse a produzir e a consumir com a mesma ganância e a voracidade dos Estados Unidos e da China. Um planeta só seria insuficiente.
"A Terra tem o suficiente para satisfazer a necessidade de todos, mas não para a ganância de uns poucos". (Mahatma Gandhi)

Nenhum comentário: