Compare Produtos, Lojas e Preços

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

POUPAR OU GASTAR?

Confesso e confirmo publicamente que estou descumprindo uma recomendação presidencial. Não só não estou indo às compras, como sempre resisti à tentação do consumismo exacerbado. Na minha modesta opinião, é a essência da crise que se alastra pelo mundo todo.
Baseado na produção em série, o processo demanda matéria prima infinitamente. Sendo finito o nosso planeta, o problema está instalado. Principalmente com outros países produzindo e consumindo cada vez mais. Problema agravado pelas seqüelas deixadas pelo desflorestamento, pela desertificaçào e pela poluição causada por toda espécie de lixo. Inclusive o lixo tecnológico. Como se pode notar, o processo é insustentável e precisa ser revisto.
Aproveito, também, para fazer algumas recomendações. Porém, ao contrário de incitar o consumo, eu recomendo prudência. Aliás, prudência e economia, mesmo na época das vacas gordas, é a receita do sucesso em todos os setores. A começar pelo setor público. Portanto, poderíamos começar extinguindo Ministérios, Secretarias e Departamentos obsoletos. E de carona, cancelar a realização de uma Copa do Mundo e abandonar a idéia irracional de uma Olimpíada aqui.
O momento não poderia ser melhor. Serviria de exemplo para os milhares de prefeitos eleitos e reeleitos que tomarão posse no ano que vem.

Nenhum comentário: