Compare Produtos, Lojas e Preços

sexta-feira, 12 de junho de 2009

PASTO AMAZÔNICO

(O texto abaixo foi publicado no site do Greenpeace)
O Greenpeace lançou na semana passada o relatório “A Farra do Boi na Amazônia” apontando a relação entre empresas frigoríficas envolvidas com desmatamento ilegal e trabalho escravo com produtos de ponta comercializados no mercado internacional. Para piorar, o governo brasileiro financia e tem participação acionária nas principais empresas pecuárias que atuam na Amazônia. O frigorífico Bertin é uma das empresas apontadas pelo Greenpeace como responsáveis pela compra de gado de fazendas que desmataram ilegalmente a floresta Amazônica, distribuindo no Brasil e mundialmente os produtos derivados dos animais.

Leia abaixo a nota dos supermercados:

ABRAS repudia práticas denunciadas pelo Greenpeace.

Wal-Mart, Carrefour e Pão de Açúcar suspendem as compras de fazendas envolvidas no desmatamento da Amazônia e deverão trabalhar com auditoria de origem.
Em reunião realizada na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no dia 8 de junho, as três maiores redes de supermercados do País, Carrefour, Wal-Mart e Pão de Açúcar decidiram suspender as compras das fazendas envolvidas no desmatamento da Amazônia. A ação é um repúdio às práticas denunciadas pelo Greenpeace. O setor supermercadista, através da Abras não irá compactuar com as ações denunciadas e reagirá energicamente.

A posição definida pelas empresas inclui notificar os frigoríficos, suspender compras das fazendas denunciadas pelo Ministério Público do Estado do Pará e exigir dos frigoríficos as Guias de Trânsito Animal anexadas às Notas Fiscais. Como medida adicional, as três redes solicitarão, ainda, um plano de auditoria independente e de reconhecimento internacional que assegure que os produtos que comercializam não são procedentes de áreas de devastação da Amazônia.

Trata-se de uma resposta conjunta setorial ao relatório publicado pelo Greenpeace no início deste mês e conseqüente ação civil pública do Ministério Público Federal do Pará, que encaminhou recomendação às grandes redes de supermercados e outros 72 compradores de produtos bovinos para que deixem de comprar carne proveniente da destruição da floresta.

4 comentários:

Leonardo Moreira disse...

Quem sabe esse é o primeiro passo para uma nova era.
Ajudar a amazônia é excelente, podemos agora começar a pensar em suspender produtos com agrotóxicos, utilizar caminhões de transporte com combústivel limpo, manipulação e consevação dos alimentos evitando desperdícios gigantescos que poderiam acabar com a fome de muita gente... Bom deixa eu parar de sonhar

Ibrahim Tauil disse...

Leo, sonhar é necessário. Eu diria, fundamental, desde que tentemos materializá-lo. Eu convido você a participar das reuniões e ações do Fórum da Cidadania. Acontecem todo terceiro sábado do mês, às 15h, na Estação da Cidadania(Av. Ana Costa, em frente ao Extra). Obrigado por prestigiar o meu blog. Abç.

Leonardo Moreira disse...

Gostaria muito de comparecer as reuniões, infelizmente não disponho de tempo livre no sábado até as 16h, pois faço curso.
Mas já que me fez um convite, vou retribuí-lo com outro.
Toda primeira segunda-feira de cada mês, as 18h, na mesma Estação da Cidadania, existe a reunião do Conselho Municipal da Juventude a qual faço parte.
Sinta-se convidado.

Ibrahim Tauil disse...

E por falar em Conselho da Juventude, foram inseridas três emendas no PPL e na LDO sugerindo duas sedes(uma no morro, outra na Z.Leste)para o Centro da Juventude. Outra emenda na LDO, inserindo a Semana da Juventude. O que possibilitará a criação de uma dotação específica na elaboraçào orçamentária. O autor foi o Vereador Hugo Duppre, que deverá apresentar um PL inserindo a Semana da Juventude no Calendário Oficial da Cidade. Abç