Compare Produtos, Lojas e Preços

quarta-feira, 14 de abril de 2010

HUMANIDADE CONFINADA

Freud tinha razão, não dá para ser feliz sem ser livre, sem ser autêntico. Sentir e expressar o que se sente é muito difícil, mesmo numa democracia. A humanidade vive enjaulada, amordaçada e submissa. Seja por interesse próprio, por imposição religiosa, política ou financeira. Seja lá o que for, só o que faz é aumentar a tristeza, a tensão e a frustração.
Conheço pessoas que se submetem, se humilham, em troca de cargos. Outras que sustentam relações desgastadas em função da tradição ou do julgamento dos amigos e familiares. Há ainda aquelas que mansamente seguem, tal qual sombras, são verdadeiras marionetes. Estas são presas fáceis para os líderes de plantão, sejam eles religiosos ou políticos.
Faço aqui uma reflexão para que possamos entender bem este fenômeno. Um exemplo é uma decisão tomada sobre um assunto que vem sendo adiado há muito tempo. A sensação é de conforto, de alívio. Outro, é a expressão dos sentimentos contidos. É muto difícil expressar os próprios sentimentos. É mais fácil se fechar, blindar as emoções e sofrer todas as consequências.

Nenhum comentário: