Compare Produtos, Lojas e Preços

sábado, 22 de maio de 2010

CUSTOS DA MÁQUINA PÚBLICA

Baseado ainda em despesas de 2006, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE), desenvolveu um estudo que concluiu que a máquina pública custa muito para a sociedade brasileira. Cerca de 12% do PIB, contra 11% dos demais paises.
Infelizmente é assim no âmbito federal, estadual e municipal. Aqui em Santos, nos últimos seis anos, já foram feitas duas "reformas". Na primeira, na condição de cidadão e funcionário, antes do PL ser votado na Câmara, solicitei uma audiência pública à Comissão de Participação Legislativa. Na ocasião, argumentei que reforma sem plano de cargos, carreiras e salários, seria o mesmo que erguer um prédio sem alicerce. Faria ruir o serviço público. Situação que faz com que servidores de carreira, formados, pós-graduados, abram mão de princípios para beijar as mãos de políticos influentes em troca de cargos. O que acaba fazendo com que deixem de servir ao público para servir alguém politicamente. Uma outra situação é a nomeação de pessoas de fora do quadro, muitas das vezes sem nenhuma afinidade com o cargo, para chefiar aqueles mesmos profissionais de carreira.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE

O que comemorar no Dia Mundial da Biodiversidade, diante das atrocidades cometidas em nome do crescimento econômico e após a tragédia ocorrida no Butantan?
Talvez a melhor resposta seja a indignação retratada em um excelente artigo escrito pelo biólogo e doutor em ecologia, Reuber Brandão, cujos trechos transcrevo a seguir.

"O incêndio no Butantan foi extremamente grave. Muito grave mesmo. Tão grave quanto seria um grande incêndio em um importante museu do mundo como o Louvre, o Metropolitan, o Guggenheim, ou o British Museum. Pode parecer exagero comparar uma coleção cientifica com o patrimônio cultural depositado nestes museus e muitas obras insubstituíveis são patrimônio cultural da humanidade. No entanto, acidentes assim são extremamente improváveis nestes museus, que contam com sistemas eficientes de proteção, estão em edificações adequadas e são tratados como patrimônio pela sociedade dos países onde se encontram".

"Não encontrei nenhum comentário do Ministro da Ciência e Tecnologia, nenhum comentário do Ministro da Educação, nenhum comentário do chefe do Poder Executivo. Talvez o fato não seja relevante o suficiente para atrapalhar o fim de semana destes ilustres senhores".


"Mas tenho certeza que, se o Museu do Futebol no complexo do Maracanã tivesse sido completamente destruído por um acidente, traria mais comoção e atenção que o revoltante acidente do Butantan".

domingo, 2 de maio de 2010

SANTOS, SANTO ANDRÉ E RODRIGUINHO

Hoje é dia de final do Campeonato Paulista de Futebol, Santos e Santo André disputam o título. Como bem falou o vereador Reinaldo Martins, na última sessão da Câmara Legislativa de Santos, parece até reedição dos Jogos Abertos do Interior antes da ascensão de São Caetano do Sul.
O Santos, com Neymar e Ganso, vem enchendo os olhos dos admiradores do futebol. Principalmente do futebol-arte, praticado com desenvoltura, alegria e criatividade. O Santo André de Rodriguinho não fica muito atrás. Também vem praticando um futebol insinuante, pra frente e com muita velocidade. A prova foi a primeira partida em que perdeu pela diferença de um gol.
Sou torcedor santista desde a época em que os treinos eram realizados no velho Urbano Caldeira, na Vila Belmiro. Quando não assistia de dentro do estádio, assistia da varanda do sobrado do meu tio Jorge. Ele morava na rua de trás, época em que o muro do estádio era baixo e se podia visualizar todo o campo.
Dali pude ver por que o Pelé foi o que foi. Era o primeiro a chegar para os treinos e o último a sair. Quantas vezes, ao término do coletivo, via os outros jogadores sairem feito balas em direção ao vestiário. O Negão, não. Continuava treinando os goleiros com cobrança de penaltys, faltas, chutes com a bola em movimento e o escambau. O Atleta do Século estava um século à frente dos demais.
Mas devo confessar que hoje estou meio que dividido. Torço para o Santos mas também torço para o Rodriguinho. Ainda garoto treinou comigo, assim como o seu irmão Sandoval. Um menino de alma pura e de bons princípios. Não foi nenhuma surpresa para mim ele ser elogiado pelo Datena e pelo Neto em um programa na televisão. Foi questionado sobre os convites de outros times, quando respondeu que havia pedido para o seu empresário desconsiderar todos eles. Naquele momento ele só queria se dedicar ao time que o havia prestigiado.