Compare Produtos, Lojas e Preços

sexta-feira, 21 de maio de 2010

DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE

O que comemorar no Dia Mundial da Biodiversidade, diante das atrocidades cometidas em nome do crescimento econômico e após a tragédia ocorrida no Butantan?
Talvez a melhor resposta seja a indignação retratada em um excelente artigo escrito pelo biólogo e doutor em ecologia, Reuber Brandão, cujos trechos transcrevo a seguir.

"O incêndio no Butantan foi extremamente grave. Muito grave mesmo. Tão grave quanto seria um grande incêndio em um importante museu do mundo como o Louvre, o Metropolitan, o Guggenheim, ou o British Museum. Pode parecer exagero comparar uma coleção cientifica com o patrimônio cultural depositado nestes museus e muitas obras insubstituíveis são patrimônio cultural da humanidade. No entanto, acidentes assim são extremamente improváveis nestes museus, que contam com sistemas eficientes de proteção, estão em edificações adequadas e são tratados como patrimônio pela sociedade dos países onde se encontram".

"Não encontrei nenhum comentário do Ministro da Ciência e Tecnologia, nenhum comentário do Ministro da Educação, nenhum comentário do chefe do Poder Executivo. Talvez o fato não seja relevante o suficiente para atrapalhar o fim de semana destes ilustres senhores".


"Mas tenho certeza que, se o Museu do Futebol no complexo do Maracanã tivesse sido completamente destruído por um acidente, traria mais comoção e atenção que o revoltante acidente do Butantan".

Nenhum comentário: