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sexta-feira, 16 de julho de 2010

NOSSA TAREFA

Capacidades são inatas, nascemos com elas. Falo das capacidades de força, de velocidade, de flexibilidade, de reação, etc. Na realidade, elas são o alicerce das habilidades. E devem ser desenvolvidas, principalmente na infância, através de atividades lúdicas. Aos pouquinhos tais atividades devem evoluir para alguns jogos, sempre preservando as características lúdicas. Não existe uma idade definida, mas há um entendimento de que a partir dos 10 ou 11 anos de idade a criança já pode iniciar a prática de uma modalidade específica. É quando as habilidades serão aprendidas e desenvolvidas, juntamente com as regras.
No decorrer da minha vida profissional, tive várias experiências. Uma delas teve a ver com a questão da atitude, da determinação. Por exemplo, alunos com capacidades e habilidades acima da média mas que hesitavam diante das dificuldades. Os resultados eram sempre sem muito brilho. Ao contrário, também tive alunos sem as mesmas capacidades mas que conseguiam resultados muito mais expressivos. Eram determinados, tinham atitude. Resolvi assim incluir este fenômeno no rol das capacidades, batizando-o de "capacidade de atitude". E conclui que esta capacidade deve ser desenvolvida também na infância e na juventude. De preferência, envolvendo também a família. A ideia é estabelecer um programa de tarefas viáveis, impondo aos poucos algumas pequenas dificuldades e elogiando quando forem concluidas. O objetivo é despertar e fortalecer em cada criança, em cada jovem, a capacidade de atitude. Tarefa difícil numa sociedade castradora e opressora. Mas é a nossa tarefa.

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