Compare Produtos, Lojas e Preços

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CUIDANDO DAS CRIANÇAS, CUIDO DO PLANETA

Cuidar do meio ambiente também é cuidar das crianças, do seu comportamento. E neste aspecto, o exemplo tem importância ímpar. Sem esquecer também que fazemos parte da natureza. Portanto, propiciar a interação da criança com o meio ambiente é fundamental. Um outro aspecto é a interação das crianças entre si. Já comentei aqui mesmo neste blog que quem ama cuida. Porém, para amar é preciso conhecer. Eis a questão! Estamos afastando cada vez mais as nossas crianças da natureza e das outras crianças. Só o que se prioriza é a questão econômica. E crescimento econômico decididamente não combina com preservação ambiental e convívio social. A competitiviade é muito acirrada. O que faz crescer economicamente sempre uma minoria. Desenvolvimento é outro papo.
Quanto ao exemplo, é a maior herança, benéfica ou não, que os pais podem deixar para os filhos. Todo e qualquer gesto dos pais será assimilado pelas crianças. Seja estabelecendo o hábito de beber ou fumar na frente deles. Seja desobedecendo o sinal vermelho no trânsito. Seja separando resíduos recicláveis dos não recicláveis. Seja plantando uma árvore. Seja tendo atitudes solidárias, de compaixão. Seja jogando papel no chão ou discutindo por qualquer motivo. Seja estimulando o consumismo com roupas de grife, carrões ou presentes caros. Estes, na maioria das vezes, para suprir a ausência de um convívio mais próximo. O que é extremamente danoso para a formação das crianças.

2 comentários:

ana ribeiro disse...

O meu filho Alexandre me disse outro dia que se fosse o presidente a primeira coisa que ele faria era derubar os predios e plantar arvorés de toda a espécie, e falar para as pessoas plantar avorés em seus quintais. mas equanto isso não acontece ele cuida dos gatos dele e ver alguns passaros beber água no bebedor que temos pendura para eles muito lindos.

Ibrahim Tauil disse...

Que bom que o Amigão pensa assim, Ana! E se ele pensa assim, o mérito é seu também. Quer queiram ou não, é o que teremos de fazer mais cedo ou mais tarde. Aliás, na Ásia já estão demolindo prédios antigos, viadutos e avenidas para plantar árvores.