Compare Produtos, Lojas e Preços

quarta-feira, 7 de maio de 2008

AMAZÔNIA

Aos dez anos de idade, o Julinho é um menino bastante interessado e sensível às questões ambientais, o que é realmente algo positivo e muito animador. Fizemos um acordo em que eu me comprometi a pesquisar e a escrever sobre a Amazônia. Aliás, aqui mesmo neste blog, em 5/10/07, eu postei um texto sobre a privatização da Amazônia.
Mas escrever o que sobre a Amazônia sem citar o desmatamento? Escrever sobre as suas lendas? Sobre a bela Iara, deusa das águas, que atraía os homens para o fundo do mar e dos rios com o seu canto mavioso e a sua rara beleza? Escrever sobre o boto? Sobre o curupira? Sobre a índia que se apaixonou pela lua e se transformou numa vitória régia? Ou escrever sobre a realidade dos "geleiros", barcos de pesca que fazem o arrastão, dizimando tudo com as suas redes de malhas finas? Ou ainda sobre a poluição dos rios pelo mercúrio utilizado no garimpo do ouro?
No entanto, o principal assunto é o desmatamento. Desmata-se para a criação de gado, para a extração de madeira, para a plantação de soja, de arroz, etc. Para se ter uma idéia, o rebanho bovino naquela região é estimado em 85 milhões de cabeças. Se considerarmos que cada boi necessita de aproximadamente 10.000m2 de pasto, dá para calcular o tanto de floresta que já foi destruída para a plantação de capim.
Mata-se a floresta em nome do "progresso". E com ela, vários dos seus defensores. Dois deles tornaram-se muito conhecidos: o seringueiro Chico Mendes e a irmã Dorothy Stang. Sendo que um dos mandantes do assassinato da religiosa foi absolvido recentemente pela justiça. Triste, muito triste!
Um outro problema é o desvio do foco e a inércia dos governos constituídos. Na Câmara Federal, existem dezenas e dezenas de projetos que abordam o desmatamento, visando o "desenvolvimento sustentável". O que nós necessitamos, na realidade, é de projetos de reflorestamento. Aliás, segundo o IPCC, reflorestar o planeta é a única maneira de se conter o processo de aquecimento global. Existe algum projeto nesse sentido? E o saneamento básico das cidades e vilas da floresta? Será que lá existem médicos e hospitais suficientes? E os investimentos em ciência para aproveitar toda aquela biodiversidade? Estes assuntos estão sendo discutidos no Congresso? Ou isso não é desenvolvimento? É para se pensar.
É bom salientar que os habitantes da Amazônia, os chamados amazônidas, não têm nada a ver com toda essa violência à natureza. A subsistência de cada um, do indígena ao seringueiro, passando pelos quilombolas, pelos colonos e pelos ribeirinhos, depende da floresta. E eles sabem disso e são felizes assim.

11 comentários:

Unknown disse...

nossa voce caprichou nesse texto adorei que voce falou das lendas e de alguns entre tantos defensores da Amazônia.Gostei muito obrigado.E eu tenho 10 anos,mas tudo bem. adorei esse texto!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ibrahim Tauil disse...

Já consertei a sua idade, amigão! Se você procurar o texto postado em 5/10/07, "Privatização da Amazônia", vai encontrar mais detalhes. Mas o assunto é vasto, logo, logo, voltaremos com ele...
Obrigado pela sua participação e continue assim. Parabéns!

Unknown disse...

É Ibrahim, enquanto isso lá nos Estados Unidos estão "recrutando" no meu modo de ver as crianças com exposições sobre a Amazônia para que no futuro, na minha opinião, tentem "roubar" a Amazônia da gente. E quando a República Federativa do Brasil cair na real, vai ser tarde. As poucas pessoas que defendem a Amazônia são ameaçadas, a proteção das polícias é fictícia, vão até a mídia para tentar isso, mas o que acontece?
Você já sabe né e ninguem faz nada...

Por causa dessa "Cegueira Ambiental Mundial" a natureza nos responde a altura dos nossos erros.

É complicado Ibrahim
Um gde bjo!!!
Quinho

Ibrahim Tauil disse...

Quinho
Como eu havia dito para o Julinho, o assunto é vasto e palpitante. A sua intervenção provoca mais reflexão ainda. E será assunto para o próximo texto.
Um grande beijo e obrigado pela sua participação. É uma honra para mim!

Alexsandra disse...

Que legal um garoto de 10 anos com preocupação ecológica. Uma graça, né? Com relação ao texto acho muito interessante esse tipo de preocupação, pois não é muito comentada na mídia e é de grande importância também!!!
Beijos!!!

O Mascate disse...

Meu caro Ibrahim, é verdade que o desmatamento em nome do "progresso" está chegando a números alarmantes, mas o que o "DES"governo do Brasil está fazendo para dar um basta nessa situação? Absolutamente nada!!! Ficam apenas na conversa para boi dormir e de concreto nada!!!
O SR. Presidente da República deu um "cala boca" no General Heleno só pq ele deu o alerta sobre as reserva indigenas em terras de fronteira, mas esse General sabe o que fala e o presidente não tem nem noção do que é a realidade da Amazônia.
Nós já entregamos essa área para os gringos faz tempo, pois o que tem de missionário americano em Terras Brasilis é uma grandeza, sei que a morte da missionária foi um atentado contra a humanidade, mas no fundo o que aquela senhora fazia na Amazônia? Não existe problema ambiental em terras de Tio Sam?
O maior problema enfrentado hoje por nós Brasileiros em relação as nossas florestas é a falta de uma política verdadeiramente séria e de uma integração no Amazonas que faça daquela região uma área de proteção ambiental séria, mas enquanto os partidos políticos usarem esse tema como bandeira eleitoral e só ficarem na retórica, vamos vendo a mata diminuindo a cada dia e as empresas estrangeiras comprando terras griladas sob o manto da corrupção. Não somos profissionais nem Brasileiros o suficiente para tratar desse assunto com a devida eficiência e responsabilidade. Agora quanto ao mandante do assassinato da missionária estar solto....isso não é nenhuma novidade no Brasil.

Unknown disse...

Parabens mais uma vezes pelas sabias palavras eternizadas no ultimo post.

Ibrahim Tauil disse...

Alexsandra
Quanto ao menino, mérito dos pais e da escola. Quanto ao assunto estar na mídia, não dá Ibope e é contrário ao modelo capitalista criminoso em que vivemos. Defendo, e sei que você é sensível à idéia, a abordagem da questão ambiental em toda a rede educacional. Da pré-escola à universidade, envolvendo todas as disciplinas e cursos.
Obrigado minha amiga e futura doutora!

Ibrahim Tauil disse...

É, Fernando! As suas intervenções sempre esgotam o assunto. Aquela região interessa muito às nações desenvolvidas. A biodiversidade ali existente é riquíssima, estima-se trilhões de dólares. Afinal, são os animais e plantas que fornecem grande parte do princípio ativo para a indústria de medicamentos e de cosméticos. Diante do fato, não é difícil concluir que os interesses pela floresta em pé também são outros. E que também poderiam ser os nossos. Bastaria investir em ciência.
Obrigado mais uma vez...

Ibrahim Tauil disse...

Cleiton
Eu fico muito honrado com a sua participação. E as palavras não são sábias, o assunto é que é palpitante. E sinto que você se sensibiliza com ele, o que é muito importante. Necessitamos muito de pessoas sensíveis à questão que possam difundir esse "vírus" na sociedade. E você, O Julinho, o Quinho, a Alexsandra e o Fernando estão entre elas.
Forte abraço e obrigado meu amigo...