Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 13 de maio de 2008

BIODIVERSIDADE

As intervenções do Quinho e do Fernando no texto anterior suscitaram novas reflexões. Uma delas, sobre a nossa biodiversidade - quantidade de espécies animais e vegetais de uma região -. Se considerarmos que grande parte dos medicamentos existentes, inclusive produtos cosméticos e agroquímicos, têm o seu princípio ativo extraído de plantas e animais, dá para imaginar o interesse das nações desenvolvidas pela nossa biodiversidade. Um verdadeiro tesouro estimado em trilhões de dólares.
E aí eu dou razão ao Fernando, a pirataria, ou melhor, a biopirataria corre solta. E acontece através do ecoturismo, das ongs(existem milhares delas) que se aproximam dos povos indígenas e extraem deles informações importantíssimas, dos próprios pesquisadores oficiais e autorizados que fazem pesquisas paralelas financiadas por laboratórios de multinacionais, etc. A prova são as dezenas de patentes registradas por nações desenvolvidas, após a implantação de leis de proteção, sem que nenhum país recebesse qualquer contrapartida. E o Brasil é a maior potência do mundo no setor. Quase 30% de todas as espécies existentes estão aqui. Infelizmente, sendo dizimadas. Culpa da voracidade pelo lucro rápido, propiciado pelo comércio da madeira, do gado, da soja, da cana e pela inércia governamental.
Resta ao governo definir qual o caminho a ser seguido. Se continua sendo o do lucro proveniente da extração pura e simples, dizimando tudo, ou do investimento em ciência, em pesquisas. O que colocaria o país entre o seleto grupo produtor de medicamentos e demais produtos afins, gerando riqueza sem destruir.
Durante a transmissão de uma reunião da Comissão de Deputados, encarregada de discutir o assunto, um detalhe causou preocupação: uma grande parcela daqueles parlamentares é proprietária de terras naquela região. Só falta eles concluirem que a biopirataria só acabará quando a floresta acabar. Portanto, rezemos.
Em tempo: Ao postar este texto, ouço o noticiário que a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu demissão. Conhecendo um pouco a biografia da Ministra, sugiro que rezemos ainda mais.

2 comentários:

julio legal disse...

adorei esse texto esse era outro assunto q eu estava estudando

Ibrahim Tauil disse...

Ôopa, Julinho! Que legal!
Eu disse que o assunto era palpitante. Como você deve ter lido, a Ministra Marina Silva pediu demissão. Filha da floresta, sabe exatamente a importância da sua preservação. Mas existem interesses contrários. E interesses muito forte. Por isso ela caiu. Infelizmente.
Mas esse já é um outro assunto. Enquanto isso vamos plantando as nossas arvorezinhas.
Beijão meu amiguinho