Compare Produtos, Lojas e Preços

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

FERNANDINHO SUPERAÇÃO




Para um negro e deficiente físico, numa sociedade excludente como a nossa, as dificuldades são imensas. A maioria não resiste e sucumbe. A maioria. Mas alguns persistem lutando até vencer. E vencem! Um exemplo é o nosso Fernandinho Superação.
Baiano, vítima de paralisia infantil, teve como sequela a perna direita paralisada. Decidiu vir para São Paulo aos dezoito anos, fincando raízes em Santos. Com o tempo, sedentário, as consequências do excesso de peso começaram a aparecer. Foi quando ouviu de um médico que poderia ficar confinado em uma cadeira de rodas. Situação que o fez aceitar o convite de um amigo e dar início às suas atividades esportivas. Iniciando na natação em mar aberto, após algum tempo de treinamento, participou de uma Travessia de 3 Km e nunca mais parou. Daí para as corridas de rua, biathlon e triathlon foi um pulo. E foram vários os títulos conquistados em todas essas modalidades.
Com braços fortes, resultado dos treinamentos de natação e das corridas com muletas, Fernandinho foi alvo do olhar clínico do técnico da Seleção Brasileira de Canoagem, Sebastian Cuattrin, também radicado em Santos. Convidado para praticar a modalidade, Fernandinho não hesitou em aceitar e logo estava se destacando. A tal ponto que foi convidado para treinar com a Seleção Brasileira no Rio de Janeiro. Em duas semanas de treinamento, tentou e conseguiu o índice para o Campeonato Mundial de Canoagem no Canadá.
O restante todos já sabem, pude detalhar em um outro texto. O único detalhe que faltou ficou por conta do resultado. Fernandinho fez jus ao nome, superou-se e conquistou o título de Vice-Campeão Mundial de Canoagem. Mérito somente dele e dos apoiadores.

Nenhum comentário: