Compare Produtos, Lojas e Preços

sábado, 6 de novembro de 2010

GOVERNAR PARA A VIDA

Não votei na Dilma, mas confesso que gostei quando ela afirmou que vai governar para o ser humano, para a vida. E ai não entra só o ser humano, entra todo tipo de vida. Inclusive a dos vegetais. Aliás, a teia da vida já está mais do que rompida. É preciso que seja reatada o quanto antes. O detalhe negativo é que a afirmação também constatou que as prioridades sempre foram as coisas materiais. Basta um olhar mais atento, mais sensível, para percebermos a degradação social e ambiental que nos rodeia.
Para se ter uma ideia, cheguei a contar mais de quarenta moradores em situação de rua dormindo embaixo das marquises da Rua Oswaldo Cruz. Isso por volta das seis horas da manhã e num trecho de mil metros. A mesma rua que tem cerca de dois mil metros e tem menos de cem árvores em toda a sua extensão. Muitas maltratadas por vândalos, estudantes e por alguns feirantes. E é assim por toda a cidade. É assim por todo o país.
A prioridade é abrir e manter ruas, avenidas e estradas asfaltadas para beneficiar a indústria automobilística. Dane-se o planeta com a poluição, com a exploração criminosa dos recursos naturais e com a sua impermeabilização. Dane-se o ser humano que ficou sem os bondes e os trens. Transportes mais baratos, não poluentes e mais rápidos porque não enfrentam congestionamentos. E se o cidadão optar por se deslocar a pé, não existem calçadas. É o meu caso. O que existe são verdadeiros desafios, tal é a quantidade de obstáculos. Calçadas desniveladas, esburacadas, escorregadias e desprovidas das sombras das árvores. Aliás, árvores que são um incômodo para quem gosta de asfalto e concreto. Árvores que têm as suas sombras substituidas pelas sombras das sombrias torres de concreto. Árvores que têm vida e que preservam a vida. Só por isso deveriam ser olhadas com mais carinho, com mais sensibilidade.
Torço para que os vinte milhões de votos da Marina sensibilizem de fato os novos e os velhos governantes.

Um comentário:

Unknown disse...

como todo governo vao governar sim para vida mas para VIDA DOS DELA PARA OS QUE FAZEM PARTE DO BANDO DELA Ñ ACREDITO MAIS NESSES POLITICOS QUE VENDEM A ALMA PARA GOVERNAR O PT É ASSIM ALIAS Ñ ACREDITO MAIS EM POLITICO !!!!