Compare Produtos, Lojas e Preços

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

FLORESTA EM PÉ

Durante a apresentação do Prêmio Eco, em São Paulo, o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, disse que a Floresta Amazônica vale mais em pé do que devastada. Em função, naturalmente, da sua riquíssima biodiversidade.
Descobriu a roda. O problema é que o próprio governo colabora com o desmatamento na medida em que faz acordos com grupos políticos em troca de apoio no Congresso. No caso, com a bancada ruralista. Já passa de uma centena a quantidade de projetos sobre a Amazônia tramitando naquela casa. Todos tratando de desmatamento. Nenhum de reflorestamento. Assistindo a uma das sessões da Comissão que trata do assunto, pude notar que muitos dos integrantes são proprietários de terras na Amazônia. Pra manter as árvores de pé é que não deve ser.
Sem dúvida, temos a maior biodiversidade do Planeta. O problema é que temos um desgoverno na mesma proporção. Por exemplo, temos uma legislação que autoriza a coleta de fauna e flora mas não autoriza o pesquisador a fazer bioprospecção(pesquisas, principalmente, sobre elementos que tenham aplicação comercial na indústria farmacêutica e de cosméticos). Enquanto isso, novas fórmulas vão sendo patenteadas por estrangeiros. E a gente aqui resmungando e esbravejando. Fica mais fácil derrubar tudo e transformar em pasto. Resolve logo dois problemas. O da biopirataria e o da bancada ruralista.

Nenhum comentário: