Compare Produtos, Lojas e Preços

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ABSURDOS AMBIENTAIS


Há alguns dias atrás, passando pela Linha Vermelha, em São Vicente, vi uma máquina fazendo a limpeza do canal que margeia aquela avenida. Posicionada no sentido bairro/praia, percebi que a máquina poderia destruir as mudas ainda pequenas de árvores plantadas naquele local. Falei com o operador sobre o assunto, o qual respondeu que a ordem era passar por cima se estivessem atrapalhando. Ainda sugeri que retirassem as mudas e as replantassem assim que o serviço fosse concluido. Ou então que posicionassem a máquina do outro lado. Ao passar lá no dia seguinte, pude ver com tristeza que várias mudas tinham sido destruídas.
Já na terça-feira, 10/12, uma árvore enorme estava caída na Praça da Biquinha, também em São Vicente. Ao ser questionado, um dos funcionários alegou que ela estava atrapalhando uma barraquinha que havia sido instalada recentemente. O que pode ser comprovado pela fotografia que ilustra o texto. Infelizmente, a nossa região, tão carente de áreas verdes, tem a maioria das suas praças ocupadas por barraquinhas de doces, igrejas, escolas e equipamentos esportivos.
Outro absurdo, cometido também com as nossas árvores, ocorreu na Praça dos Expedicionários, em Santos. Ao passar pelo local no sábado, 07/2, vi uma árvore ainda em desenvolvimento caída. Acionei por telefone o setor de Denúncia Ambiental, sendo prontamente atendido. Ao me dirigir à praça na segunda-feira, percebi de longe que a arvorezinha estava de pé. Confesso que senti uma sensação de alívio. O socorro funcionou! Sensação que logo foi substituída por frustração. Ao chegar próximo, vi que a planta estava apoiada por um tripé feito com pedaços de madeira de obra. O problema é que ao invés de amarradas, as madeiras foram pregadas no frágil tronco da arvorezinha.
Diz o sambista que "quem não gosta de samba, bom sujeito não é" . De olho nas eleições, eu diria que "quem não gosta de árvores, bom político não é".

4 comentários:

Roberto Amaral disse...

Presenciei na Biquinha em São Vicente/SP, um crime, como se fosse um homicídio qualificado com requintes de crueldade, cabível uma punição exemplar para o autor, contudo a vítima era uma pobre árvore, para os autores não vai dar em nada, mas para o meio ambiente e o planeta uma perda irreparável, só nos resta aguardar e nos perguntar qual será a próxima vítima? Enquanto não houver uma mobilização ...

Ibrahim Tauil disse...

A minha preocupação é que as novas gerações estão tendo cada vez menos contato com a natureza. Se para cuidar é preciso amar, se para amar é preciso conhecer, o futuro é sombrio...
Obrigado pela foto e pela participação, Amaral.

ana ribeiro disse...

E difícil mas não impossível temos que conscientizar nossas crianças que esse ser respira que só nos fás bem cada sementinha cada árvore está ali sem exigir nada apenas respeito e nos da muito oxigênio sombra e muito mais,certo adulto não compreende mas vendo um ato de seus filho quem sabe, ALERTE SE ESCOLAS.

Ibrahim Tauil disse...

Ana, acabei de postar no Face um texto sobre os benefícios que as árvores fazem à saúde. Elas liberam uma substância chamada Phytoncides para se proteger dos insetos e do apodrecimento que faz bem aos humanos. Diminui a pressão arterial, aumenta os níveis de linfócitos e melhoram o sistema imunológico. No Japão tem uma prática chamada Banho de Floresta..Brigadão pela participaão