Compare Produtos, Lojas e Preços

domingo, 8 de janeiro de 2012

ÁRVORES: QUANDO A GENTE AMA, A GENTE CUIDA

Ao assumir a Secretaria do Meio Ambiente, o Profº Fabião lançou um programa de plantio de árvores próximo às escolas do município. O objetivo era envolver os alunos, o que foi feito, e fazer com que eles cuidassem das plantas. Tanto que não foram protegidas por gradis. Confesso que me empolguei e me ofereci como voluntário. No dia marcado, em frente à UME Prof. Leonardo Nunes, lá estávamos nós. Com a participação dos alunos, plantamos oito ou dez árvores na frente daquela instituição de ensino. Duas semanas após, todas estavam destruídas. Novas mudas foram plantadas e novamente foram destruídas. Segundo um morador do local, pelos próprios alunos.

Embora o secretário estivesse coberto de boas intenções, houve um erro de cálculo. As arvorezinhas deveriam ser protegidas por grades. É preciso considerar que as novas gerações estão interagindo cada vez menos com a natureza. Se não interagem, não conhecem. Se não conhecem, não amam. Se não amam, não cuidam. Composta pelo cantor e compositor Peninha e imortalizada por Caetano Veloso, a música Sozinho tem um trecho que diz: “Quando a gente ama, a gente cuida”.

Numa cidade tão impermeabilizada como a nossa, cujos moradores parecem ter aversão por árvores, a empatia pelas plantas não vai se desenvolver nas escolas tradicionais onde o que predomina é o cimento, o concreto e os bancos feitos de madeira, restos mortais de árvores..

2 comentários:

Roberto Amaral disse...

haverá um tempo não muito distante, que as árvores, somente serão vistas através de pesquisas virtuais em computadores e o que sobrar serão colocadas em exposição em museus.

Ibrahim Tauil disse...

E as árvores de plástico, Amaral? Já tem gramado sintético...