Compare Produtos, Lojas e Preços

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MOBILIDADE URBANA: PRIORIDADES

O editorial intitulado "Ciclovia sob observação", publicado no último dia 13, no jornal A Tribuna, referente à ciclovia da Av. Ana Costa construída fora das especificações, provoca uma reflexão sobre o assunto. Uma reflexão sobre a prioridade das ações governamentais no contexto da mobilidade urbana. A realidade é que a prioridade, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, sempre foi o automóvel. Um exemplo foi a construção da ciclovia da Av. Afonso Pena. Juntas, a ciclovia e a calçada para pedestres no centro da avenida devem medir no máximo 1 metro de largura. Ainda conseguiram a proeza de alargar a avenida.
É preciso inverter o processo melhorando o transporte público e de ter a coragem de construir as ciclovias dentro das especificações. Além de ampliar, nivelar e arborizar as calçadas. Nem que seja necessário estreitar ruas e avenidas, antecipando o caos total. Porque é isso que vai ocorrer, mais cedo ou mais tarde, com o financiamento público de veículos e com a construção de prédios com várias garagens por apartamento.
É um processo difícil, mas necessário. Verdade seja dita, o prefeito Papa vem sinalizando para essa inversão de prioridades. As próprias ciclovias, mesmo fora das especificações, deixam claro esse novo rumo. Um outro sinal foi a sua declaração de que o túnel ligando a Zona Leste à Zona Noroeste não é prioritário. Concordo. Seria mais uma obra cara e paliativa.
Na condição de pedestre e último da fila no rol de prioridades, aguardo ansiosamente as propostas sobre o assunto dos futuros candidatos.

4 comentários:

ana ribeiro disse...

Eu como pedestre e frequentadora da A.V: Ana costa fico me perguntando como atravessa, se não murchar abarriga o carro te leva se ir um pouco para traz a bicicleta te pega, meus direito não cabe nessa A.V. Não bastando nesta tem um colégio,uma faixa mas não tem semáforo nem guarda com um transito das 18 horas é uma loucura,que fez isso deveria dar uma volta nesse horário segurando a mão de uma criança:

Ibrahim Tauil disse...

Bem lembrado. O primeiro trabalho na Câmara será pedindo uma faixa para pedestres e um guarda no local

Ibrahim Tauil disse...

Pedestre não é lembrado por essas administrações que só priorizam o automóvel. A Ana Costa é uma grande
r ETA, fácil de ser administrada. Basta querer.

CARASCO disse...

Isso é mais assim já ta bomm pow