Compare Produtos, Lojas e Preços

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

MARAVILHAS DO MUNDO

Alguns programas deveriam ser extintos. Um deles, sem dúvida, o que elegeu o "Cristo Redentor" como uma das "Maravilhas do Mundo". Transformar uma obra feita pelo homem em "Maravilha do Mundo" é questionável. A impressão que se tem é que há uma orquestração para incentivar a construção de obras faraônicas. Existe até um canal à cabo que transmite só programas sobre esse assunto. Ou seja, por trás disso tudo pode estar havendo uma campanha de marketing para transformar as verdadeiras maravilhas, obras Divinas e naturais, em obras de concreto e asfalto.
Aqui em Santos já está acontecendo uma competição, induzida pela mídia, para saber qual o edifício mais alto, mais imponente. Isso após a alteração do Plano Diretor para permitir esse tipo de construção. E na época não houve sequer a preocupação de se fazer quaisquer exigências de preservação ambiental. Por exemplo, exigências técnicas que permitam o "reuso" da água, a captação de energia solar, a manutenção de áreas verdes, dos espaços para ventilação, etc.
As torres foram surgindo, a princípio na orla da praia, agora avançando ilha adentro. O que acaba prejudicando a ventilação, além de sobrecarregar a rede coletora de esgoto, o abastecimento de água, o fornecimento de energia elétrica, a coleta de lixo, o trânsito (cada vez mais caótico), etc. E se o avanço dessas torres é uma realidade, outra realidade é a expulsão gradual dos moradores das periferias para outros municípios. O que demonstra que qualquer alteração e decisão desse tipo tem de ser feita também no âmbito metropolitano.

Nenhum comentário: