Que a Zona Noroeste tem recebido e deverá receber mais investimentos, eu não tenho a menor dúvida. Como eu também não tenho a menor dúvida do potencial de votos daquela região. O problema está em como fortalecer a identidade dos bairros e a auto-estima dos seus moradores. Tornando-os mais críticos e participativos na condução dos seus próprios destinos. Por exemplo, terem sido consultados quando da transferência do Carnaval para aquela região. Processo, aliás, nunca ocorrido antes. Caso contrário, o antigo Matadouro, os Cemitérios, o antigo Lixão, o IML e o 5" DP não teriam sido construídos ali tão facilmente.
O resgate da história é muito importante. Paralelamente é necessário resgatar também a função das Sociedades de Melhoramentos. Tornando-as mais participativas das políticas públicas. Por exemplo, poderiam participar da elaboração e da execução orçamentária. Dentre outras participações. Outro exemplo seria acabar com o aniversário da Zona Noroeste e comemorar os aniversários dos bairros. Fazer exatamente o que se faz com os bairros das outras regiões. Nestas são os bairros que têm os aniversários comemorados. Pouco se ouve falar de Zona Leste, Sudeste ou Nordeste. Só se ouve falar em Zona Noroeste. Na maioria das vezes em tom jocoso e depreciativo.
2 comentários:
É POIS É ASSIM QUE O POVO DA ZONA NOROESTE É TRATADO E REPRESENTADO PORQUE ?NÃO A INDENTIDADE NOS BAIRROS PARA QUE ELAS FAÇA O PAPEL DE COBRANÇA NA CAMARA MUNICIPAL E A POUCOS INTERESSADOS ATÉ QUANDO TUDO QUE Ñ É BOM EM OUTRA ZONA OU BAIRRO VEM PARA ZONA NOROESTE SEM NEM ELA SER CONSULTADA SEUS MORADORES Ñ PAGAM IMPOSTOS DEVE SER ESSE O MOTIVO Ñ EXISTE REPRESENTAÇÃO ALGUMA COBRANDO DECISÃO DESSES CARA AI QUE ASSINAM COMO SE FOSSE FAZER ALGO NO SEU QUINTAL ,O CARNAVAL VEIO ,E PORQUE Ñ MANDARAM A FESTA DA CIDADE JUNINA REALIZADA NO EMISSARIO ESSA SERIA MUITO BOA PARA OS COMERCIANTES DA ZONA NOROESTEE PRO POVO MAS ESSA ELES Ñ QUEREM LARGAR ENTÃO Ñ VEM MAS ISSO VAI ACABAR UMA HORA SE CRIA UMA INDENTIDADE E SE FAZ E ATÉ SE OBRIGA ELES A PRESTAREM CONTAS DE SUAS DECISÃO ANTES DE ELA SER REALIZADA NO QUINTAL ALHEIO, SÓ VEM AQUI NA ZONA NOROESTE FICAR PERTO DO POVO EM ANO DE ELEIÇÃO MAS ISSO JA Ñ COLA MAIS, TEM TANTA COISA PRA SE FAZER FALTA COMUNICAÇÃO COM O POVO QUE VIVE AQUI PARA QUE ASSIM ACONTEÇA O QUE REALMENTE É NECESSARIO PARA QUEM MORA AQUI SERA QUE TEM ALGUEM LA QUE PENSA NISSO É BOM PENSAR
O problema resume-se em como exercer a cidadania. Através das Sociedades de Bairros está difícil. Até hoje eu não entendi por que existe um Conselho de Sociedades presidido por uma funcionária com cargo comissionado. Só pode ter uma função: manter as Sociedades sob controle. Os demais conselhos foram formatados para funcionar pela inércia. Resta a Câmara Legislativa que não legisla e não fiscaliza nada. É a tal democracia para as minorias. Isso em todas as esferas do poder.
Postar um comentário