No esporte é muito comum crianças ainda na tenra idade praticando modalidades específicas. Desenvolvendo habilidades prematuramente, quando deveriam estar desenvolvendo suas capacidades inatas. Explicando melhor, é o mesmo que construir um prédio em cima de um alicerce frágil. Ou de nenhum alicerce. Elas ainda não têm condições nem físicas, nem psicológicas, para receberem cargas repetitivas de movimentos e de informações. O que possibilita a ocorrência de problemas físicos e de saturação psicológica.
E quais são essas capacidades? E quando devem ser desenvolvidas? São as capacidades de força, de velocidade, de resistência, de flexibilidade e de reação, dentre outras. E devem ser desenvolvidas durante toda a vida. Mas é na infância que este processo deve ser intensificado. Principalmente através do resgate e da adaptação de atividades lúdicas para o desenvolvimento de cada uma delas. Na realidade, precisamos resgatar a infância e dar a ela um toque científico. E, no rol das capacidades, existe uma que não consta nos livros e que eu considero a mais importante: a atitude.
É uma obrigação de todos os profissionais da Educação Física ou Motora criar metodologias lúdicas que possam desenvolver todas essas capacidades.
E quais são essas capacidades? E quando devem ser desenvolvidas? São as capacidades de força, de velocidade, de resistência, de flexibilidade e de reação, dentre outras. E devem ser desenvolvidas durante toda a vida. Mas é na infância que este processo deve ser intensificado. Principalmente através do resgate e da adaptação de atividades lúdicas para o desenvolvimento de cada uma delas. Na realidade, precisamos resgatar a infância e dar a ela um toque científico. E, no rol das capacidades, existe uma que não consta nos livros e que eu considero a mais importante: a atitude.
É uma obrigação de todos os profissionais da Educação Física ou Motora criar metodologias lúdicas que possam desenvolver todas essas capacidades.
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